• Plano Pastoral 2016 2017
  • Imagem Páscoa

Nossa Senhora de Fátima

A freguesia de São Romão do Coronado, durante o ano é brindada por diversas festas e romarias.

Entre as mesmas surge, em 13 de Maio, a Festa da Senhora. Festa essa em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. Sendo que em simultâneo celebra-se a Festa das Crianças, pois todos os anos nesse mesmo dia é a sua comunhão.

13 de Maio – A festa das crianças

A festa das crianças, é talvez o dia mais esperado por todos em São Romão do Coronado.

Neste dia, 13 de Maio, também é o dia de Nossa Senhora de Fátima, mas em São Romão comemora-se em simultâneo a Comunhão Solene das crianças da catequese.

O 13 de Maio em São Romão do Coronado, é um dia muito especial.

Fátima

A sociedade humana apresentava na primeira parte deste século, isto é, até 1914, um aspecto brilhante. O progresso era indiscutível em todos os terrenos. A vida económica tinha alcançado uma prosperidade sem precedentes. A vida social era fácil e atraente. A humanidade parecia caminhar para a era de ouro.

Alguns sintomas graves, entretanto, destoavam das cores risonhas deste quadro. Havia misérias materiais e morais. Mas poucos eram os que mediam em toda a sua extensão a importância destes factos. A grande maioria esperava que a ciência e o progresso resolvessem todos os problemas.

A primeira guerra mundial veio opor um desmentido terrível a estas perspectivas. Em todos os sentidos, as dificuldades agravavam-se incessantemente até que, em 1939, sobreveio a segunda guerra mundial. E assim chegamos à condição presente, em que se pode dizer que não há sobre a terra uma só nação que não esteja a braços, em quase todos os campos, com crises gravíssimas.

Em outras palavras, se analisarmos a vida interna de cada nação, notamos nela um estado de agitação, de desordem, de desbragamento de apetites e ambições, de subversão de valores, que já não é a anarquia franca, em todo o caso caminha para lá. Nenhum estadista dos nossos dias soube ainda apresentar remédio que corte o passo a este processo mórbido de envergadura universal.

O elemento essencial das mensagens de Nossa Senhora e do Anjo de Portugal em Fátima, no ano de 1917, consiste exactamente em abrir os olhos dos homens para a gravidade dessa situação, em lhes ensinar a sua explicação à luz dos planos da Providência Divina, e em indicar os meios necessários para evitar a catástrofe. É a própria História da nossa época e, mais doa que isso, o seu futuro, que nos é ensinado pela Mãe de Deus.

O Império Romano do Ocidente encerrou-se com um cataclismo iluminado e analisado pelo génio de um grande Doutor, que foi Santo Agostinho. O acaso da Idade Média foi previsto por um grande profeta, São Vicente Ferrer. A revolução Francesa, que marca o fim dos Tempos Modernos, foi prevista por outro grande profeta, e ao mesmo tempo grande Doutor, São Luís Maria Grignion de Montfort. Os Tempos Contemporâneos, que parecem na iminência de se encerrar com nova crise, têm o privilégio maior. Veio Nossa Senhora falar aos homens.

Santo Agostinho não pôde senão explicar para a posteridade as causas da tragédia que presenciava. São Vicente Ferrer e São Luís Grignion de Montfort procuraram em vão desviar a tormenta: os homens não os quiseram ouvir. Nossa Senhora a um tempo explica os motivos da crise, e indica o seu remédio, profetizando a catástrofe caso os homens não a ouçam.

Sob todos os pontos de vista, pela natureza do conteúdo como as fez, as revelações de Fátima sobrepujam pois tudo quanto a Providência tem dito aos homens na eminência das grandes borrascas da História.

Por tudo isto, pode-se afirmar categoricamente e sem o menor receio de contradita, que as aparições de Nossa Senhora e do Anjo da Paz em Fátima constituem o acontecimento mais importante do século XX.

Palavras de António Augusto Borelli Machado in “As aparições e a mensagem de Fátima nos manuscritos da Irmã Lúcia”

13 de Maio – A procissão

A procissão de Nossa Senhora de Fátima, ocorre a 13 de Maio. Nela participam todas as crianças da comunhão, sendo que neste dia também se celebra a Festa das Crianças.

O 13 de Maio é o dia comemorativo do aparecimento de Nossa Senhora aos pastorinhos. E, como essa aparição teve lugar em Fátima, todos dizem Nossa Senhora de Fátima.

Peregrinação a Fátima

A peregrinação a Fátima, é todos os anos um acontecimento nacional, e São Romão do Coronado, não foge à regra.

Muitos peregrinos partem de desta freguesia em direcção a Fátima. Muitas promessas são cumpridas, nos muitos quilómetros que separam São Romão do Coronado de Fátima.