• Plano Pastoral 2016 2017
  • Imagem Páscoa
  • Imagem peregrina São Romão

Capela de São Bartolomeu

Altar da Capela de São BartolomeuA Capela de São Bartolomeu, situada no Largo de São Bartolomeu, é um edifício de boas dimensões cuja actual traça se deverá enquadrar na centúria de oitocentos, tendo sido remodelada e ampliada em 1962, por iniciativa particular, está actualmente muito bem conservada, toda pintada de branco. Tal como a Capela de Santa Eulália, é muito simples. A frontaria do pequeno templo, também pintada de branco, ostenta um pequeno relógio em pedra. Um sino, no topo da capela embeleza-a. No seu lado direito, foi erigido, não se sabe por quem, nem quando, um humilde cruzeiro, que com a construção da nova Biblioteca e Sede dos Escuteiros, foi substituído e colocado na lateral da Biblioteca e Sede dos Escuteiros.

No muro que rodeia a Capela, encontram-se umas “alminhas”, num nicho protegido por uma grade de ferro. São constituídas por um painel pintado em azulejo, que representa Nossa Senhora da Assunção com o Menino ao colo, depois de subir ao Céu e vários Santos em seu redor.

Adro da Capela de São Bartolomeu antes da remodelação
Adro da Capela de São Bartolomeu depois da remodelação
Antes das Obras na Capela, Adro e Construção da Biblioteca e Sede do Agrupamento de Escuteiros de São Romão do Coronado.
Depois das Obras na Capela, Adro e Construção da Biblioteca e Sede do Agrupamento de Escuteiros de São Romão do Coronado.