• Plano Pastoral 2016 2017
  • Imagem Páscoa

Nova Cruz Paroquial

No seu original do Séc. XII era de ágata, em montagem de prata, com douradura e os esmaltes dos fundos mutilados. Usava-se a ágata como material raro, uma variedade de quartzo, que é o onix dos lapidários, de tom geral avermelhado escuro, a única variedade a poder ser lavrada.

Nesta réplica ou adaptação, substitui-se a ágata por montagem de prata. Rematam as hastes singelas cápsulas de prata dourada, com pedras nas faces. A parte tubular, muito simples, tem em cada face um losango com emblemas.

O nó é pequeno e pouco saliente decorado de seis losangos destacados, onde gravaram alternadamente as palas de Aragão e as quinas de Portugal

A proporcionar a verdadeira nota significativa e a robustecer a inserção das hastes, foi implantada uma placa quadrada, tendo salientes os encaixes dos braços, e na frente está gravado (no original em relevo repuxado), Cristo Pregado na cruz, com Nª Senhora e S. João de menor tamanho; no verso, Cristo sentado, como juiz, acompanhado nos cantos dos sómbolos dos símbolos dos Evangelistas.

Logo a seguir ao nó, foi gravado a imagem de S. Eulália, como está representada na sua Capela; no verso as assinaturas de todos os elementos da Comissão de Festas de S. Eulália 2005 que ofereceram e apresentaram à comunidade esta belíssima cruz no dia 08 de Outubro de 2005, que custou 3.500 euros.