• Plano Pastoral 2016 2017
  • Imagem Páscoa
  • Imagem peregrina São Romão

Caminho de Santiago

Caminho de Santiago … Segue-se depois esta estrada por Aldeia Nova, Nogueira, Trinaterra, Feira Nova (pouco depois da Feira Nova, uns 100 metros, a partir da estrada, sai um velho caminho de terra que segue direito a Vila Nova e a Vila e, um pouco à frente, atravessa de novo a estrada para passar ao lado da igreja paroquial), Vila Nova, Vila, igreja de S. Mamede de Coronado e S. Romão de Coronado, pasando-se junto à Capela de S. Eulália.

Na Capela de S. Eulália podem-se ver dois visitadores ( duas pequenas janelas sempre abertas) que permitiam rezar aos peregrinos a qualquer hora sem abrir o lugar de culto.

Atravessada a E. N. Vila do Conde/Paços de Ferreira pelo caminho do Passal, sobe-se ao Alto de Profitela. Aqui, contornando o monumento de S. Romão, segue-se na bifurcação seguinte pela esquerda. Vira-se então na 3ª rua à direita, denominada Futebol Clube de S. Romão. É o lugar de Seixinho. Das cercanias de uma fábrica de tratamento de mármores, desce-se a Rindo, onde se entronca numa estrada asfaltada de recente construção tendo à sua esquerda a paroquial de Covelas.

Depois de passar um pequeno ribeiro em ponte recente, é preciso cortar para a direita, junto de um casinhoto de um motor de rega. É o lugar do Juncal. Entre duas casas, segue-se então à esquerda. Logo se atravessa a linha do caminho de ferro e uma estrada asfaltada: ao chegar a esta, é preciso descer levemente para a direita e seguir em frente.

A seguir, depois de fazer um ân­gulo recto para a esquerda, encontra-se outra estrada asfaltada. Seguindo por ela pela direita entra-se no lugar de S. Gonçalo, encimado por sua capela, datada de 1893, que se ergue num alto, frente aos nossos olhos. Mediando esta distância ficam os lugares de Rindo e de Juncal pertencentes à freguesia de Covelas.